O quanto a sabedoria é importante em sua vida? Inúmeras vezes pedi ao Pai o motivo pelo qual tantas coisas, tantas pessoas e tantas decepções apareceram pelo meu caminho. A falta de confiança era grande; e como não havia confiança, a justificativa dos fatos era a única coisa que importava. Como uma criança birrenta que implora por um doce, o meu desejo era que as respostas me aparecessem como em um conto de fadas. Ah, que ilusão!
A verdade é que não há confiança onde não há intimidade. Não conseguimos confiar em alguém que não conhecemos nem um pouco. Quando em um relacionamento ambas pessoas são honestas e se conhecem bem, as coisas ficam mais leves, serenas. E o maior erro traz consequências: a falta de oração, a falta de intimidade, não permite enxergar o tamanho amor e cuidado que nosso Senhor tem conosco. É o coração que anseia por respostas mas não tenta ouvi-las.
Eis que Deus com sua infinita misericórdia nos envia tamanha sabedoria através das Sagradas Escrituras: no capítulo 7, 23-25 do livro de Eclesiastes, podemos encontrar:
"Tudo isso eu examinei com sabedoria. Eu disse comigo mesmo ‘eu quero ser sábio’. Mas a sabedoria ficou longe de mim. Aquilo que acontece é distante, profundo, profundo: quem o poderá sondar? Eu me apliquei de todo o coração a examinar, a sondar a sabedoria e a razão das coisas, a reconhecer que a maldade é uma loucura e a falta de razão uma demência.”
As Escrituras nos instrui a perceber que tudo tem uma razão, um propósito, mesmo que essa razão esteja tão distante e só o Senhor a compreenda. A verdade é que muitas vezes passamos por caminhos tortuosos para que no futuro façamos escolhas melhores. O amor de Deus acalma o nosso coração, assim como um pai cuidadoso consola seus filhos. E somente a confiança em Deus nos faz sentir esse amor tão esplêndido. Mas a confiança, caro leitor... Essa só depende de você. 

3 Comentários