É sempre a mesma coisa: ruas enfeitas, decorações dentro e fora das casas, lojas sempre lotadas de pessoas em busca do presente perfeito... é natal! E mesmo que haja sempre a campanha de conscientização de que o natal não só isso, insistimos em fazer da noite do dia 24 a mais perfeita e linda, mas e se não for? Se a ceia não sair na hora combinada? Se você não ganhar o presente que queria? Se a folga do trabalho não rolar? Se não conseguir estar com família?  E se o que não estava planejado acontecer, seu natal deixara de ser natal?
Se tornou clichê dizer que o natal é muito mais que planos de festa, peru, presentes e muito vermelho e verde. Sempre se deixa as boas obras e as gentilezas para essa época como se todo o resto do ano não existisse o outro, como se os 11 meses fossem dedicados ao “eu” e o 12º ao próximo. Chegamos a tal nível de influencia que se deixam de nos agradar nessa época já soltamos um “foi um péssimo natal”, mas foi mesmo? Ou só foi diferente do que você acreditava ser bom?
Sim, o natal é mais que tudo isso! Tudo bem que talvez você não tenha sido a melhor pessoa durante o ano e está querendo se tornar melhor, não tem problema se você só entendeu a magia do natal agora, mas lembre-se que ela deve ser vivida sempre daqui para frente, não espere o próximo dezembro para ser melhor de novo. Seja sempre!
Um bom amigo me disse que nessa época somos convidados a “renascer”. E ele tem razão. É a oportunidade de fazer do próximo ano um ano melhor, melhor para quem convive com você, para a sua vivência comunitária, na sua caminhada, no seu trabalho, na escola ou faculdade. Não só um dia, mas a partir desse dia... ser sempre! Não será fácil eu sei, mas você perceberá que no próximo dezembro sua noção de natal será diferente, será melhor e as pequenas coisas antes não visíveis se tornarão essenciais. Se você já obteve essa nova visão, parabéns. Mas se você ainda se fecha na ideia que só no natal precisamos abrir o coração para que o Cristo nasça em nós... está na hora de rever seus conceitos. O Cristo quer ser parte importante em sua vida, o nascimento dele nos propõe também a darmos espaço no coração para os irmãos... e isso durante todos os dias de nossa vida e não só nos 31 dias do mês de dezembro.
"Veio para curar os olhos do nosso interior, para que, uma vez curados, nós, que antes éramos escuridão, nos convertêssemos em luz no Senhor. E assim, ao olhar para ela, pudéssemos resplandecer em toda sua claridade"
(Santo Agostinho - Sermão 195,3)
O natal é o nascimento do Cristo e é bem certo que noite perfeita e igual aquela não haverá; o céu jamais terá a mesma cor que teve naquele dia, nem o vento soprará com a mesma suavidade, mas diariamente ao nascer do dia o Cristo nos convida a deixar se nascer em nós, a ser parte essencial e transformadora de nossas vidas. Essa semana eu me deparei com as seguintes perguntas: “Se o Cristo nascesse hoje, onde seria? Síria, África ou aqui bem perto de nós? Saudaríamos a sua chegada? Ou ficaríamos omissos aos "Herodes do agora" que prosseguem em sua matança?”
É forte pensar que talvez estaríamos tão concentrados com os nossos planos de noite perfeita que não seríamos capazes de saudar o nascimento do Cristo. Mais chocante é saber que isso acontece sim no natal e em todos os dias. Pensar que nos fechamos no quarto por não ter os familiares que as propagandas de TV nos apresentam e porque a decoração da casa não está tão luxuosa como o comercio natalino propõe. Pior ainda é saber que em janeiro toda a experiência de amor ao próximo, à família, ao Cristo é desfeito. Assim como a decoração é colocadas em caixas e guardadas para o próximo dezembro, assim temos feito com nossas experiências natalinas, com o nascimento do Cristo em nos.
Reaviva sempre a chama natalina que há dentro de ti. Seja grato ao Cristo menino, Mestre e Rei... ao que se fez Homem para aqui semear o bem e a paz! Deu-nos a noite mais perfeita e que, certos que não haverá outra igual, nos esforcemos para viver com o que Ele nos dá diariamente. Eu desejo um feliz natal para você em Cristo, desejo que saiba viver com os olhos fixos nEle e saiba que Ele vive, reina e te convida a ser melhor sempre, em uma busca diária de cair e levantar, mas nunca desistir de estar cada vez mais próximo da sua Vontade.
Que Jesus Menino seja a estrela que te guia através do deserto desta vida! (São Pio de Pietrelcina)
Salve Maria!

Deixe um comentário