"A música para mim é como o remo para o barqueiro. É meu instrumento, é o que me leva além. E também leva outros comigo" Thiago Brado

Conheci as músicas e um pouco da história do Thiago quando em novembro de 2014 fui passar meu aniversario na Canção Nova para participar de um Congresso Nacional de Música e Artes da RCC. Apresentado pelos irmãos que dividiam a mesma van, esse jovem, que mais parece um anjo cantando, chamou minha atenção e fez com que sua música fosse a trilha sonora de minhas orações.
Thiago é de Cianorte, interior do Paraná, nascido no dia 17 de agosto de 1990. Em 2007 conheceu a Renovação Carismática Católica, e não parou mais de frequentar os Grupos de Oração. Vendo a necessidade de concretizar seu chamado, após pedir, Deus concedeu-lhe um "nome artístico”: THIAGO BRADO.
Brado: Grito, Clamor, Exclamação. “Gritarei ao mundo que existe um Deus que é maior que tudo, clamarei seu Espírito Santo todos os dias e exclamarei em alto e bom som o Amor, através da música”. Enfim, pelo chamado recebido, tem se dedicado dia após dia às suas composições, às produções e aos demais trabalhos para pôr em prática a sua vocação: Anunciar a Salvação, o Amor e a Vida Nova em Cristo, através da Música.
Com 2 cds gravados a minha tarefa se complica em escolher apenas 5 musicas. Mas estas são as que têm me ajudado a viver meus desertos espirituais e existenciais. São musicas que me consolam e me guiam sem deixar que eu me perca em meio às minhas misérias e às certezas de meu ego ferido.

1- Minha Essência
Música do primeiro CD e com certeza uma das mais conhecidas, é só tocar no Grupo de Oração, na missa ou qualquer outro momento e já se pode ouvir os choros. Essa musica é daquelas que te joga no chão, te mostra o quão pecador e miserável você é. Não temos nada para oferecer a Deus a não ser nossa vida. Essa musica desmonta qualquer auto suficiência de caminhada, ego de sabedoria.

2- Meu Alvo
Haja coração! Thiago é certamente aquele cantor que quer “esfregar” nossas misérias em nossa cara e mostrar que o que temos é Deus e sua infinita misericórdia. “Eu não sei o que fazer pois eu não vejo bondade em mim. Não sei dizer o que o Senhor viu no meu pobre e fraco coração” (eu sempre me pergunto isso!).

3- Eu Me Rendo
Música tema do 2º CD, tem uma melodia mais animada, mas não se deixe enganar: você não irá bailar nos louvores como Miriã. Thiago já chega te desmontando com uma verdade incontestável: “Quando me perco, me encontro em teus braços. Tens a mania de rondar-me com teu laço”. Como não nos rendermos a esse Amor?

4- Não Desista
Ah! Todos nós na caminhada já nos vimos sem forças. Se você estiver entrando nessa com a ilusão de que será mil e uma maravilhas, saiba que o fardo é bem mais pesado. Na caminhada não estamos nem um pouco livres de sofrimentos, as lutas são diárias, a guerra é contra nós mesmos. Thiago já diz de cara no titulo: Não Desista! Tem um trechinho em que somos comparados com um barquinho de papel no oceano e diz: “Não desista, REME”.

5- Não Estou Só
Está nessa lista pois é a minha preferida, em todos os quesitos: melodia, clipe e a letra, é claro. Vivemos nossos desertos para purificação espiritual e não é fácil (leia de novo: NÃO É FÁCIL). De cara a solidão bate à porta, as tentações já começam por nossas carências afetivas e aquele Oasis que te convida a voltar e não passar por isso. Do outro lado está Deus te esperando porque sabe da sua capacidade para atravessar as areais e vencer seus medos e pecados. Eu admito: já desisti várias vezes por causa da solidão, mas em nenhum momento Ele desistiu de me dar outra oportunidade para tentar outras vezes. É difícil aceitar viver os desertos, nos deparamos com a “perca” de nossas rotinas, dos nossos comodismos e manias. Venceremos toda as dificuldades que o deserto nos oferece se aceitarmos nossa pequenez, nossas falhas. Thiago diz o que precisamos ter claro em nossa mente: Não estamos sós, Ele não desiste de nós.

Thiago é um instrumento de Deus que, com suas músicas, nos ajuda a nos aproximarmos d’Ele, nos motiva a passo a passo percorrer nossa missão aqui, nos faz cantar nossas misérias, dizer mesmo que em lágrimas que não podemos nada sem Ele, que somos pecadores mas que o Amor de Deus é maior. Te convido a conhecer mais o trabalho evangelizador do Thiago e o colocar também em suas orações.
Salve Maria!

2 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci as canções através do Irmão de Grupo de Oração apartir desse momento ouço e através das Canções Louvo ao Deus que é Maravilhoso em minha vida, em uma Noite Minha essência em Sta Cruz do rio pardo tive a oportunidade de estar e se emocionar com as canções de Thiago Brado, minha Favorita é Meu Alvo.

    ResponderExcluir