Nesse fim de semana (17 a 19/07/2015) estive realizando um sonho antigo: conheci a Canção Nova! Foram três dos melhores e mais incríveis dias da minha vida, não há palavras que descrevam essa experiência maravilhosa que foi o PHN.
Embora tenha sido demais, não vim falar sobre o PHN, mas sim, sobre viver os sonhos de Deus. Durante o PHN, nós ficávamos até cansados do tanto que tínhamos que andar para chegar em alguns pontos da Canção Nova, porque ela é gigante! E, em uma pregação, o Dunga nos contava que aquilo, um dia, era um grande brejo. O Monsenhor Jonas dizia que ali teriam um "estádio de futebol", e eles desacreditavam, riam, porque julgavam impossível isso acontecer.
Mas aconteceu. Os sonhos do Monsenhor Jonas se realizaram e hoje nós podemos ver os frutos desse sonho. Uma comunidade linda, fisicamente enorme, onde milhares de pessoas podem ter experiências com Deus tão grandiosas como ele teve um dia. Mas por que isso?
Porque um dia Deus chamou o Jonas. Não sei como foi a sua trajetória, mas sei que, assim como muitos meninos, ele foi chamado ao sacerdócio. Provavelmente sentiu medo, talvez tivesse outros sonhos e mais dezenas de coisas que fazem com que recusemos os pedidos de Jesus. Mas ele aceitou, e olha só o que aconteceu através dessa decisão.
Monsenhor Jonas dizia em uma homilia do PHN que, um dia, ele teve um batismo no Espírito Santo, e nós ali estávamos em seu batismo. Não é bonito? Ele aceitou o que Deus tinha para ele e, com toda a certeza, foi surpreendido com os frutos que foram realizados através da sua decisão.
No caso do Monsenhor Jonas, é visível o tamanho da obra realizada através do seu "sim", mas, em muitos dos casos, as pessoas não fundam comunidades enormes. A beleza não está na Canção Nova física, está na Canção Nova que alcança tantos corações através dos meios físicos. Da mesma forma que, quando nós aceitamos protagonizar os sonhos de Deus para nós, muitas almas são alcançadas através de nossas vidas.
Se o Monsenhor tivesse dito "não" a Jesus, tivesse tido medo, ou colocasse seus planos acima dos de Deus, nada disso teria acontecido. Seria mais uma pessoa, e não o grande padre fundador da Canção Nova, que também não existiria. Muitas pessoas tiveram suas vidas totalmente transformadas graças a ela, muitas pessoas hoje vivem de verdade graças a ela, muitas almas irão para o céu através dela. E eu me incluo na lista das que foram alcançadas por essa belíssima obra. Mas nada disso teria acontecido se, um dia, um rapaz tivesse negado o seu "sim" a Deus, achando que seus planos seriam melhores para ele.
Nós vivemos com medo de entregar-nos verdadeiramente. Muitos temem a consagração à Santíssima Virgem por esse motivo; tudo estará nas mãos dEla. Mas devemos, antes de tudo, confiar. Confiar que é o Senhor quem sabe o que realmente nos fará felizes, e permitir que isso seja feito. É preciso muita coragem e amor, mas, com toda certeza, a recompensa vale a pena.

"Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições e no século vindouro a vida eterna." (Mc 10, 29-30)

12 Comentários

  1. Sobre esse texto está maravilhoso, não fui no PHN mais sou toca todos os dias por Deus através da Canção Nova, e se um dia tiver a oportunidade de conversa com o Monsenhor Jonas direi a ele: muito obrigado pelo seu sim, muito obrigado por não ter desistido do sonhos de Deus. Amo a Canção Nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Lari, nós estamos vivendo com um futuro santo da Igreja <3 obrigada, meu amor!

      Excluir
  2. Que lindo Nath! Sem dúvidas a Canção Nova foi um sonho de Deus. Quatro pessoas aqui da minha comunidade foram ao PHN e só contaram coisas lindas e poderosas que aconteceram por lá. Sempre que eu pudia, estava contectada pelo canal assistindo as pregações e foi maravilhoso, espero poder ir ano que vem. A questão é exatamente essa: confiar!Os sonhos de Deus não morrem, só precisam de alguém que acredite neles :)
    Beijos e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. As palestras desses encontros são incríveis e renovam nossa alma. Que bom que gostou de tudo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Texto muito lindo, porém se a Canção Nova está nos planos de Deus, com certeza ela se concretizaria independente do padre ter dito sim ou não. Somos privilegiados por Deus quando Ele nos usa para obra dEle. E Ele sempre usa aquele que se coloque disponível em suas mãos.

    Abraços, Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  5. Já li esse seu texto umas três vezes Nathalia e simplesmente não me canso. Deus tem falado muito ao meu coração esses dias sobre entrega, não essa que normalmente damos e quando as coisas começam ficar ruins corremos pra tirar as coisas da mão do Senhor, mas aquela verdadeira que você não sabe como, mas sabe quem vai a frente.
    Que Deus continue encontrando em você esse canal para falar.
    Beijos
    ♥ Te Conto Poesia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que amor! Fico muito feliz por estar transmitindo algo bom, Camila, especialmente por você ter gostado. Um abraço <3

      Excluir
  6. Encontrei seu blog por acaso enquanto lia outro blog, e cara, que coisa linda! Tudo mesmo!
    Há duas semanas tivemos uma tarde de louvor jovem na minha capela, e o Fabrício da banda AUB, não sei se você conhece, falou exatamente sobre o Monsenhor Jonas e aqueles que desacreditavam do sonho dele, e isso ficou muito marcado em mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que amor! Nunca ouvi falar, vou dar uma pesquisada. Muito obrigada <3 beijos!

      Excluir